WordPress precisa de domínio e hospedagem?

WordPress logotipo

Saiba do que o WordPress precisa para funcionar corretamente

WordPress é um poderoso CMS (sistema gerenciador de conteúdo) muito utilizado em todo mundo desde lojas virtuais, sites corporativos até blogs.

Alguns usuários ainda têm dúvidas no momento de utiliza-lo, e uma dessas dúvidas é se a aplicação necessita de domínio e hospedagem para funcionar, então responderei essa questão nesse artigo.

WordPress hospedagem e domínio

Pode parecer engraçado mas a resposta é sim e não, vamos para as explicações.

Existem duas formas de utilização da plataforma WordPress, a primeira é contratando um plano Premium no WordPress.com que te da direito a utilizar a aplicação com a instalação de um domínio personalizado.

De certa forma na opção Premium você não precisará de hospedagem, apenas de um domínio que será configurado no ato da ativação do plano.

A outra alternativa é contratar um plano de hospedagem e instalar o WordPress.org via painel de controle.

Nas não se assuste, a tarefa é bem simples pois existem gerenciadores de instalação que te ajudam a concluir o processo em apenas alguns cliques.

Obviamente também será necessário que adquira um domínio para mapear dentro do servidor de hospedagem.

Vantagens e desvantagens

Agora vamos falar das vantagens e desvantagens de cada uma das opções, a vantagem de utilizar o WordPress.com é de não ter que se preocupar com tráfego e a quantidade de usuários que vão utilizar seu site ou blog de forma simultânea.

O servidor suportará naturalmente a demanda, você também terá atualização automática e backups automáticos.

As desvantagens são: não é possível instalar templates personalizados, nem instalar plugins que aumentam a funcionalidade do CMS.

Já na plataforma aberta .org você poderá instalar plugins e templates personalizados porém terá que lidar com toda parte técnica de atualização, backups e administração da plataforma e ficar de olho no tráfego do servidor para não ultrapassar o acordado no termo de uso.

Conclusão

Se você deseja ter a liberdade de não ter que lidar com configurações e deseja apenas se preocupar com a postagem de conteúdo sem muitas personalizações o WordPress.com deve ser a escolha.

Por outro lado se você não abre mão de ter o controle total sobre a aplicação podendo instalar o que você quiser e realizar configurações e otimizações avançadas escolha a plataforma aberta .org.

4 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *