WordPress Lento o que fazer?

wordpress-lento-como-resolver-topo

10 dicas para corrigir WordPress Lento

Confira 10 dicas para deixar o seu WordPress um foguete.

1 – Reduza o número de Plugins do WordPress

Tente reduzir o máximo de plugins possível, mantenha de 10 à 15 plugins ativos, plugins podem consumir muitos recursos do servidor e causar lentidão no acesso ao site.

2 – Utilize plugin de cache

O plugin de cache torna o acesso ao site mais rápido pois ele guarda itens essenciais da página no navegador do visitante, sendo assim após o primeiro acesso tudo será visualizado rapidamente, eu utilizo o w3tc.

3 – Utilize um servidor CDN

O servidor CDN cria um espelho do seu site em todos os continentes, quando um usuário acessa seu site de fora do Brasil será direcionado para o servidor mais próximo poupando tempo na abertura do site, eu utilizo o CloudFlare.

4 – Evite imagens externas no WordPress

Linkar imagens externas deixa o tempo carga do site mais lento, pois é necessário buscar a mídia no servidor de destino para depois exibi-la, tente ao máximo utilizar imagens da sua própria biblioteca.

5 – Evite incorporação de scripts externos

Pelo mesmo motivo das imagens, script externos como videos do youtube demoram mais tempo para serem exibidos, prefira inserir o link e não incorpore scripts.

6 – Evite pop-ups no carregamento do site

Além de incômodo as pop-ups que carregam logo na abertura do site consomem muito tempo e travam a visualização do conteúdo que é o mais importante de um site.

7 – Utilize Tag Async nos Scripts

A tag async faz com que o script seja carregado junto ao conteúdo evitando a famosa página em branco antes da carga total, o Google já utiliza esta técnica no serviço analytics.

8 – Otimize imagens

Otimizando imagens o acesso ao site será mais rápido, quanto menos peso as imagens tiverem mais rápido será a abertura do site, eu utilizo o plugin Smush para fazer esse trabalho.

9 – Desabilite os Avatares no WordPress

Os avatares do WordPress nada mais são do que links externos com as imagens do servidor Gravatar, cada avatar gera uma nova requisição, para desativar vá ao menu configurações/ discussão e desmarque a opção mostrar avatares.

10 – Faça a paginação dos comentários

Uma longa lista de comentários também atrapalha a carga completa do site, para paginar vá ao menu configurações/discussão e marque a opção dividir comentários em páginas.

E se nada disso funcionar?

Se nada funcionar avalie o seu provedor de hospedagem, verifique se a latência está abaixo de 200ms que é o recomendado pelo Google.

Para isso utilize o comando ping ou sites como o Gtmetrix que geram um relatório completo de todos os itens do site.

O WordPress performa melhor em servidores com disco SSD e sistema operacional Linux que tem o suporte nativo para a linguagem PHP, serviços integrados de cache como o Varnish também são bem vindos.

Leia sempre o termo de uso do plano contratado não compre gato por lebre.

Espero ter ajudado, forte abraço.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *