Web proxy: usando para testes

web-proxy-usando-para-testes-topo

Web proxy, todos sabem como é complicado quando o site fica fora do ar, porém muitos possuem uma certa dificuldade em diagnosticar o problema.

Pois bem, é sobre isso que vou falar nesse artigo, como testar se o site está realmente indisponível utilizando um web proxy, ou identificar se é apenas uma falha no seu provedor de internet.

Saiba como usar web proxy para testar o seu site

Como o processo funciona?

Antes que o seu computador se conecte com o servidor de destino ele passa pelo serviço de DNS do provedor de internet.

Se o mesmo apresentar qualquer tipo de falha você não conseguirá acessar um ou mais sites na internet.

Para realizar testes é necessário que utilize um servidor intermediário para validar a conectividade com o servidor de hospedagem de sites.

Normalmente o serviço de web proxy permite que você selecione alguns países para teste, trazendo a clareza necessária para análise do problema.

Utilizo o serviço de web proxy hide.me pois ele possui todas as características para diagnosticar falhas em servidores remotos.

Testando o acesso

O teste em si é bem simples, basta digitar o endereço do seu site, escolher o país do servidor intermediário e clicar em realizar visita anônima.

Vou citar um exemplo, suponha que você selecione Estados Unidos e realize a visita, nesse caso você não estará utilizando a conexão do seu provedor de internet para conectar ao seu site, e sim a conexão de um servidor remoto que se encontra nos estados unidos.

Sendo assim, se você não conseguir o acesso direto ao seu site utilizando o seu navegador e conseguir utilizando o web proxy, o problema está no serviço de DNS do seu provedor de internet.

Conclusão

Se mesmo utilizando o serviço de web proxy você não conseguir acesso ao seu site, significa que o seu provedor de hospedagem de sites está com problemas e você deve abrir um chamado imediatamente junto ao mesmo para sinalizar a indisponibilidade.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *