Shared Host: 3 falhas comuns

shared-host-falhas-comuns-topo

Confira 3 falhas comuns em um Shared Host

Planos Shared host (compartilhado) são muito bons quando o assunto é custo benefício, mas existem algumas falhas que podem ocorrer com uma certa frequência em hosts fracos.

Neste post listo as 3 falhas que mais ocorrem.

1 – Shared host com lentidão, página demora mais tempo que o normal para abrir

Um servidor Shared aloca centenas de outros clientes na mesma máquina.

Sem um modelo de monitoramento eficiente cedo ou tarde algum o cliente irá extrapolar no consumo de recursos, deixando todos a ver navios.

Atualmente existem modelos de virtualização que blindam cada cliente em um container minimizando a ocorrência de problemas como esse.

2 – Mensagens de e-mail com demora no envio ou na entrega

Pela mesma causa do problema anterior (superlotação), mensagens podem deixar de ser entregues por um breve período de tempo, até que a fila de envio do servidor SMTP seja normalizada.

Provedores de hospedagem já colocam limites no envio de mensagens por usuário para evitar gargalos.

Sempre existem espertinhos que tentam mandar e-mails comerciais pela conta corporativa e não utilizando o sistema de e-mail marketing.

3 – Shared host com erro de memória, principalmente no WordPress

Os hosts disponibilizam um quantidade exata de memória, se a sua aplicação ultrapassar o limite a página ficará imediatamente fora do ar.

Sempre questione a quantidade de memória principalmente se a intenção é utilizar algum CMS ou sistema de loja virtual como Magento.

O ideal mesmo é que utilize um servidor virtualizado para aplicações mais robustas que demandem muitas consultas ao banco de dados.

Conclusão

Comece hoje mesmo a aprender sobre as siglas VPS e Cloud, pois conforme o número de visitas de um site ou blog cresce a migração para algo mais robusto é inevitável.

Shared host é apenas para sites que demandem poucos recursos ex: site empresarial simples, blog pessoal iniciante, páginas em geral com tráfego moderado.

Ler o termo de uso antes de comprar um plano de hospedagem deve ser sua obrigação.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *