Ping como medir latência

latência-como-medir-ping-topo

Saiba como medir latência com o comando Ping

Pessoal, é comum surgirem questões sobre a distância entre a localidade do cliente e o servidor de hospedagem, hoje vou mostrar como medir a latência utilizando o comando Ping.

O que é o Ping?

Ping é um comando utilizado no Windows/Linux/Unix..etc que envia um pacote de dados e recebe o retorno com tempo de resposta em milissegundos, quanto menor for o tempo mais próximo estará do servidor.

Como efetuar o comando Ping?

No Windows basta apertar o atalho, Windows+R , digitar o comando CMD e pressionar enter, na tela preta do prompt de comando digite ping dê um espaço, em seguida coloque o endereço do servidor e pressione enter , ex: ping uol.com.br + enter.

Como verificar o tempo de resposta?

O tempo de resposta está do campo tempo ex : 38 ms, para se ter uma boa performance no Google recomenda-se uma resposta de no máximo 200ms, mesmo em servidores internacionais é possível conseguir um bom tempo de ping.

Com vejo o endereço que devo pingar?

Basta entrar em contato via chat com a empresa que deseja contratar e pedir o IP ou endereço de um servidor ativo para testar, além disso verifique a localização do mesmo, servidores no Texas, e Miami costumam ter pings menores que 200 ms.

É possível utilizar o Linux para pingar?

Sim, basta utilizar o console de linha de comando e efetuar o mesmo processo que no sistema operacional Windows, nesse quesito nada muda, apenas a forma de acesso é diferente.

CDN mascara a localização do servidor?

Sim, um CDN direciona o usuário para o espelho mais próximo, sendo assim o tempo de resposta será do CDN e não do servidor principal, para ter uma retorno exato é necessário saber o endereço do servidor final.

Conclusão

Com o comando é possível ter uma breve noção de distância entre duas localizações distintas antes de contratar um plano de hospedagem de sites, a performance de um site pode melhorar bastante com uma baixa latência.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *