O que é VPS

Vps-o-que-é

VPS ainda pode ser um mistério para usuários iniciantes, no post de hoje explico o que é um servidor virtual privado.

Saiba o que é um servidor VPS

VPS (servidor virtual privado) é o nome utilizado por provedores de hospedagem de sites para definir a locação de um espaço virtualizado em um servidor com alta capacidade.

Normalmente os softwares utilizados para esta virtualização são: Xen ou WMware.

Quando o usuário contrata o serviço deve ter em mente que está comprando um serviço compartilhado porém com recursos reservados.

Em um VPS recursos como memória, espaço em disco e largura de banda possuem valores fixos.

Vantagem sobre o servidor dedicado

A grande vantagem em relação ao servidor dedicado é o preço, já que o usuário terá direito ao acesso root da máquina podendo instalar qualquer aplicativo.

O software possuindo as características para rodar em um ambiente virtualizado vai funcionar bem.

A desvantagem é que não se pode abusar dos recursos, pois como se tratada de um ambiente virtualizado não possui a mesma capacidade de hardware de um servidor dedicado.

Você estará dividindo os recursos do servidor com outros usuários.

Migração para VPS

Esta é uma escolha comum de migração para quem possui um plano de hospedagem compartilhada e está tendo problemas com excesso de consumo do servidor, gerando lentidões e falhas no site.

Se você está nessa situação mude para um plano VPS, já que se trata de um serviço intermediário, ficando entre a hospedagem compartilhada e o servidor dedicado.

Conclusão

Antes de escolher a empresa pesquise bem sobre o atendimento técnico e procure por referências de clientes que tenham utilizado algum serviço da empresa.

Tratando-se de hospedagem de sites existem muitas empresas amadoras e de fundo de quintal que não estão preocupadas com o nível de serviço prestando ao cliente, mas apenas no lucro fácil.

Para saber a diferença entre um VPS e um servidor dedicado acesse meu artigo servidor dedicado versus vps. 

Espero ter ajudado.

Forte abraço, até o próximo post.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *