Melhor Hospedagem de Site Nacional 2023

melhor-hospedagem-de-site-nacional-logo

A melhor hospedagem de site nacional foi selecionada de acordo com fatores técnicos e experiências pessoais, sei como pode ser difícil encontrar o melhor serviço de hospedagem, exatamente por isso utilizei todos os meus conhecimentos de mais de uma década no setor de TI para pesquisar, comparar e testar diversos provedores de hospedagem. Confira o resultado logo abaixo.

Melhor Hospedagem de Site Nacional

Esteja você configurando seu primeiro site ou adicionando a um portfólio existente, todas as principais opções oferecem as ferramentas de que você precisa.

Os provedores de hospedagem de site nacional favoritos são:


1° HostGator

HostGator classificada como a melhor hospedagem de sites

A HostGator possui um excelente custo-benefício, detém mais de 40 prêmios, utiliza uma infraestrutura de alta performance, tem uma equipe de atendimento muito eficiente. A confiabilidade dos serviços e o suporte técnico qualificado são os destaques da empresa.

Diferenciais: migração gratuita, criador de sites, servidores nacionais e internacionais, painel de controle fácil, grande espaço em disco, tráfego ilimitado, suporte técnico 24 horas, hospedagem WordPress e instalador de aplicações em apenas 1 clique.

Contra: garantia de reembolso de apenas 7 dias.

Visão do Autor: o pioneirismo e o DNA 100% web hosting continuam mantendo a empresa entre as mais recomendadas, com serviços totalmente direcionados ao mercado de hospedagem nacional, e sua abrangência internacional, tornam a HostGator qualificada para hospedar qualquer tipo de projeto.

Ver Planos HostGator

Ler Review


2° Hostinger

logotipo hostinger ranking das melhores hospedagens de sites

A Hostinger foi lançada em 2004 com o intuito de manter a estratégia de prestar bons serviços de hospedagem nacional com preços justos, atendimento de qualidade elevada, além de oferecer 30 dias para um possível reembolso.

Diferenciais: atendimento prestativo, boa reputação, planos sob medida para diversos tamanhos de projetos, gerenciador de acesso intuitivo, Cron Jobs avançado, 99% de uptime garantido, 50 scripts de aplicação para auto instalação.

Contra: planos promocionais sem alternativa de parcelamento.

Visão do Autor: empresa comprometida com um bom atendimento ao cliente, oferecendo serviços baratos com alta disponibilidade e garantia money back, tudo isso com a expertise internacional de gerenciamento para grandes volumes de tráfego.

Ver Planos Hostinger

Ler Review

3° Locaweb

Locaweb a maior diversidade de serviços de hospedagem de sites

A Locaweb é uma das maiores empresas da América Latina no setor de hospedagem nacional, além disso é pioneira na criação de serviços para web, possui uma grande variedade de produtos que vão de PABX IP até serviços de e-mail marketing.

Diferenciais: data center próprio no Brasil, suporte técnico 24 horas, backup diário, cache habilitado, acesso SSH, migração assistida, compatibilidade com PHP/ASP e plataforma online para localização de desenvolvedores.

Contra: painel de controle com poucas funções de configuração.

Visão do Autor: nome forte no setor, trouxe grandes inovações para o mercado nacional, possui um grande poder de criação, e força para dar andamento em novidades trazidas de fora, sua estrutura robusta a tornou apta a fazer parte desse ranking.

Ver Planos Locaweb

Ler Review


4° KingHost

logotipo kinghost melhores servidores de hospedagem de sites

A KingHost possui uma infraestrutura nacional otimizada e segura que atende até os projetos mais exigentes, conta com monitoramento de carga e prevenção de ataques 24×7, corpo técnico ágil, servidores 100% no Brasil conectados com os maiores backbones do país, GVT, Virtua, Intelig, level3 e PTT.

Diferenciais: banco de dados em disco SSD, suporte técnico 24 horas, migração gratuita, servidores nacionais, acesso SSH e planos sob medida para desenvolvedores; Java, Ruby on Rails, Python, Coldfusion, Django e Node.js.

Contra: planos sem opção de domínio grátis incluso.

Visão do Autor: direcionada para o desenvolvedor, com a sua ampla estrutura nacional e compatibilidade com uma gama de linguagens distintas, faz da Kinghost uma empresa notável e preocupada em se adaptar a qualquer tipo projeto web.

Ver Planos KingHost

Ler Review


logotipo weblink melhores provedores de hospedagem de sites

A Weblink é uma empresa que pertence ao grupo Hostinger possui ótima reputação e servidores otimizados para PHP/MySQL. A credibilidade e o know-how técnico mantém-se presentes.

Diferenciais: garantia de satisfação 30 dias, infraestrutura Cloud/Nginx, Super Cache WordPress, alta disponibilidade, Curl SSL, criador de sites fácil.

Contra: plano básico não inclui SSL grátis.

Visão do autor: é uma das melhores empresas no quesito custo-benefício, com planos variados, consegue atender do usuário iniciante ao desenvolvedor avançado, o atendimento eficiente e resolutivo é o ponto forte do provedor.

Ver Planos Weblink

Ler Review


6° Umbler

umbler logotipo empresa alternativa cloud para desenvolvedores

A Umbler iniciou como uma startup em busca de mitigar os gaps (lacunas) deixadas pelas outras empresas do setor, tem como uma das bandeiras a transparência e custo-benefício, utiliza o data center Diveo em São Paulo como base para os servidores em nuvem.

Diferenciais: pagamento por demanda, disco SSD, infraestrutura isolada, monitoramento em tempo real, fácil redimensionamento de recursos, Git, Ftps e plataformas prontas para uso.

Contra: pode ser um pouco confuso para usuários cPanel.

Visão do autor: a umbler é uma empresa inovadora que busca facilitar todos os processos de hospedagem reduzindo as configurações necessárias para deixar um site ativo na internet, utiliza servidores Cloud, possui um preço justo condizente com a tecnologia utilizada. O foco é direcionado para empreendedores, desenvolvedores e agências de criação, é necessário um mínimo conhecimento para lidar com o serviço.

Ver Planos Umbler

Ler Review


7° Hostnet

logotipo hostnet

A Hostnet possui um ótimo atendimento, muitas opções de planos para as mais diversas necessidades, além de uma longa bagagem já que está no mercado desde 2001, tem como base o desenvolvimento de soluções próprias utilizando software livre.

Diferenciais: plataforma Cloud compartilhada e privada, grande experiência no mercado de hospedagem nacional, possui uma boa base de conhecimento online com tutoriais e videos, 90% dos servidores rodam Linux e todas aplicações oferecidas são open source.

Contra: suporte aos finais de semana apenas das 8 às 18h.

Visão do Autor: empresa dinâmica e confiável, a Hostnet é uma guerreira no mercado nacional, consegue capturar a sinergia do mercado de hospedagem de sites e transformar bits e bytes em uma linguagem palpável ao consumidor final.

Ver Planos Hostnet

Ler Review


8° GoDaddy

logotipo godaddy

A Godaddy é a maior registradora de domínios no mundo, tem uma infraestrutura gigantesca com data centers localizados no Arizona, Califórnia, Ilinóis, Virginia e Singapura. Foi fundada em 1997 hoje possui 17 milhões de clientes e 6 mil funcionários.

Diferenciais: proteção Whois, impede a visualização dos dados de registro, baixo custo com serviços de fácil configuração, e-mail profissional, planos com Windows ou Linux. painéis Plesk e Cpanel, configuração de recursos do servidor sob demanda.

Contra: plano básico não inclui e-mail e SSL grátis.

Visão do Autor: empresa experiente com extraordinários recursos tecnológicos que permitem que quase tudo seja resolvido por conta própria, a necessidade de contato com o atendimento técnico fica em segundo plano. A Godaddy é sinônimo de domínio web.

Ver Planos Godaddy

Ler Review


9° Hostmídia

logotipo Hostmídia

A Hostmidia é uma empresa pioneira em revenda de hospedagem, foi fundada em 2002, utiliza dois data centers, um nos Estados Unidos e outro no Brasil para os planos dedicados, possui excelente desempenho e disponibilidade.

Diferenciais: money back de 45 dias, revenda com domínios ilimitados, acesso SSH e Git, instalador Softaculous, proteção Anti-Leech, migração grátis, isolamento de recursos e suporte a várias linguagens de programação.

Contra: espaço em disco compartilhado entre site e webmail.

Visão do autor: ótima empresa de hospedagem nacional, painel de controle rápido, suporte técnico eficiente, utiliza Linux/Cpanel nos planos compartilhados. A boa performance da infraestrutura pode ser sentida logo no primeiro acesso ao servidor.

Ver Planos HostMídia

Ler Review


10° Uol Host

Uol host uma das melhores empresas de hospedagem de sites

O Uol Host além da enorme estrutura possui ferramentas muito boas para usuários iniciantes, como construtor de sites e planos exclusivos de loja virtual pronta. A empresa está no mercado desde 2008, porém foi após a compra de uma outra empresa do ramo de hospedagem, a Diveo, que ela começou a se destacar.

Diferenciais: utiliza uma tecnologia de isolamento de recursos que garante a estabilidade do seu site mesmo em momentos de grande tráfego no servidor, painel de fácil utilização, transferência ilimitada, suporte técnico 24 horas, servidores hospedados no Brasil, compatibilidade com as linguagens ASP/PHP.

Contra: plano básico com espaço em disco reduzido e backup com limitações.

Visão do Autor: com crescimento exponencial no mercado nacional, o Uol Host tornou-se um nome carimbado no que diz respeito a hospedagem nacional, com seu data center próprio, consegue responder rapidamente a qualquer incidente grave, garantindo assim elevados níveis de disponibilidade.

Ver Planos Uol Host

Ler Review


Qual é o propósito do ranking melhor hospedagem de site nacional?

O ranking tem como propósito facilitar a escolha de um serviço de hospedagem de sites mesclando a reputação da empresa com fatores técnicos.

Análises são feitas anualmente a fim de classificar os serviços de acordo com a evolução de cada empresa.

Existem muitos rankings na internet porém são poucos os que revelam os fatores utilizados para elaborar o comparativo.

Atuei em dois provedores Uol e Mandic, conheço de perto as principais necessidades e dificuldades dos clientes.

Com a experiência adquirida consegui sintetizar em uma lista os melhores serviços de hospedagem de sites do Brasil.

A importância de uma boa hospedagem de site

Uma boa hospedagem de site impacta não somente na velocidade do site como também na segurança.

Velocidade e segurança significam uma boa colocação nos buscadores.

O HTTPS (seguro) tornou-se item obrigatório para uma boa colocação no Google.

Sites lentos são enviados para o final da lista de exibição pois os usuários não toleram demora.

Tenha ciência que a empresa de hospedagem de site é crucial para a vida digital do seu negócio.

A escolha de uma hospedagem de site ruim pode prejudicar muito uma loja virtual ou projeto que depende do fluxo de visitantes.

Pesquise bem, analise o custo-benefício antes de contratar um serviço de hospedagem de site.

Suporte técnico também é importante, imprevistos acontecem e você precisa ter com quem contar nessa horas.

Hospedagem de site com melhor custo-benefício

Atualmente a empresa que possui o melhor custo-benefício está em primeiro lugar no ranking.

Utilizo como parâmetro o espaço em disco, tráfego, suporte técnico, contas de e-mail além da reputação no site reclame aqui.

Com isso busco sempre trazer opções atualizadas e confiáveis ao topo do ranking de hospedagem de sites.

O ideal é que por conta própria você valide as informações contidas aqui no site.

Procure fontes complementares, defina o padrão de serviço que deseja, número de contas de e-mail e faça a sua escolha.

É importante frisar que a melhor alternativa hoje pode não ser a melhor amanhã.

Assim faz-se necessário uma vigilância constante em busca de possíveis falhas no produto ofertado.

Aqui farei a atualização anual sempre almejando destacar a empresa de hospedagem de site com o melhor custo-benefício.

Qual é o método utilizado para classificar as empresas?

A classificação foi realizada de acordo com os seguintes fatores:

  1. Custo-benefício;
  2. Capacidade técnica;
  3. Disponibilidade (uptime);
  4. Suporte técnico em tempo integral;
  5. Reputação ascendente no Reclame aqui;
  6. Base de conhecimento online (autoatendimento);
  7. Experiência pessoal do autor.

Perguntas frequentes

O que é espaço em disco?

Espaço em disco é o local utilizado para armazenar todos os arquivos do site no servidor de hospedagem.

Sendo assim, quanto maior o espaço, maior será o número de arquivos e páginas que poderá guardar no servidor.

Em síntese, mais arquivos e páginas poderão ser acessados remotamente pelos visitantes do seu website.

O que é transferência, tráfego ou banda ilimitada?

Transferência é toda informação enviada do servidor de hospedagem para o navegador do visitante.

Sendo ilimitada você não precisa preocupar-se com a quantidade de dados que tráfega mensalmente.

(Sempre leia o termo de uso, pois todas empresas restringem abusos).

O que é Uptime?

Uptime está relacionado com a disponibilidade do servidor de hospedagem.

Quanto mais próximo de 100% melhor.

O nível elevado do indicador mostra que a empresa compromete-se em manter o funcionamento da infraestrutura sem interrupções na maior parte do tempo.

O que é certificado SSL?

SSL (Secure Sockets Layer) é um padrão de segurança desenvolvido pela Netscape que permite criptografar as informações inviabilizando interceptações de terceiros.

Quando o certificado SSL está instalado no domínio toda informação transmitida é “embaralhada” antes do envio.

Como forma de alerta o navegador exibe na barra de endereços um cadeado informando a conexão segura.

O Google prioriza sites com SSL em seu ranqueamento de busca desde 2014.

Domínio grátis como funciona?

Domínio grátis é uma forma de incentivo cedida por algumas empresas de hospedagem de sites que facilita a entrada de novos assinantes simplificando o processo de compra.

O valor da renovação é cobrado normalmente sendo que a gratuidade é mantida por apenas 1 ano.

Comprar o domínio em conjunto com a hospedagem de sites facilita bastante o processo de administração dos serviços contratados.

Mantendo tudo no mesmo painel de controle é possível lembrar mais facilmente das faturas evitando o congelamento de domínio.

Por que utilizar a melhor hospedagem de site nacional?

  • Maior disponibilidade – o seu site sempre no ar com garantia máxima de uptime;
  • Melhor performance – administração e monitoramento dos servidores em tempo real;
  • Suporte técnico 24/7 – problemas resolvidos a qualquer hora do dia;
  • Backups automáticos – tranquilidade em casos de incidentes graves;
  • Infraestrutura segura – aplicações atualizadas e retaguarda anti-DDoS.

Qual o papel do CDN em um site?

O CDN armazena as páginas do site em cache agilizando o carregamento dos arquivos em visitas futuras reduzindo o consumo de tráfego.

Além disso é gerado um “espelho” do site em vários servidores ao redor do mundo visando um acesso rápido do conteúdo em qualquer continente.

Quanto mais otimizado melhor será a performance de um site em mecanismos de busca.

O que é cPanel?

O cPanel é uma aplicação baseada em Linux utilizada para gerenciamento de hospedagem de sites.

Possui ícones intuitivos que permitem configurar contas de e-mail, redirecionamento, edição de arquivos, etc.

Funciona tanto em servidores compartilhados como em servidores dedicados e servidores virtuais privados.

O suporte da aplicação inclui: PHP, MySQL, PostgreSQL, Bind, POP3, SMTP e IMAP.

É um dos softwares para gestão de hospedagem web mais utilizados no mundo, o seu principal concorrente é o Plesk.

Atendimento 24 horas é importante?

O suporte técnico é essencial em hospedagem de sites.

Uma empresa que preza pelo atendimento integral entende que o site do cliente é a porta principal para novos negócios, então a disponibilidade deve ser mantida.

O que é criador ou construtor de sites?

Criador de sites é uma ferramenta que facilita a criação e publicação de um site.

Mesmo pessoas que não possuem conhecimento técnico podem criar e publicar um site em instantes.

Hospedagem com domínio ilimitado ou domínio único?

Um plano com domínio único hospeda apenas um site, já com domínios ilimitados pode manter diversos sites no mesmo plano de hospedagem, ou mesmo direcionar diversos domínios para um mesmo endereço.

Qual tipo de hospedagem de sites escolher?

  • Hospedagem compartilhada: indicada para a maioria dos projetos, suporta pouco tráfego e possui o melhor custo-benefício de todos;
  • Servidor VPS: recomendado para sites com tráfego moderado, utiliza virtualização suportando maior consumo de recursos da conta;
  • Plano dedicado: adequado para alto tráfego, jogos, portais de notícias, sites de leilão, blogs…etc, tem o maior custo entre todas alternativas citadas;
  • Hospedagem Cloud: dispõe das mesmas indicações do servidor dedicado com a facilidade de upgrade em tempo real e menor custo.

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Domínio é o endereço do site ex: *seusite.com.br, e hospedagem é o local onde são armazenados os arquivos contendo as páginas e mídias que serão exibidos no navegador.

A conexão entre os dois serviços é realizada via DNS’s que devem ser previamente configurados no órgão onde efetuou o registro do domínio.

Em suma, a principal diferença é que um direciona (domínio) e o outro exibe o conteúdo para o usuário (hospedagem).

Posso utilizar um servidor de e-mails de outra empresa?

Sim, pode ! Alguns usuários preferem a solução de emails de outras empresas, não existe problema algum nisso.

Basta configurar adequadamente o endereço MX no painel de controle da hospedagem.

Seguem alguns exemplos de servidores de e-mail corporativos confiáveis: Google apps, Microsoft Exchange, e Zoho mail que inclusive tem como alternativa um plano grátis.

Como o ranking considera o reclame aqui?

O reclame aqui é um filtro muito importante na classificação das empresas.

A verificação é realizada anualmente no intuito de manter apenas as empresas que respeitam o cliente.

Hospedagem de sites barata vale a pena?

Custo-benefício é o principal indicador que o ranking baseia-se.

Empresas de hospedagem de site que respeitam o cliente, possuem uma infraestrutura robusta e um bom pacote de ferramentas com preço acessível serão apreciadas e bem classificadas.

Como migrar para uma melhor hospedagem nacional?

  • Realize o backup completo do conteúdo no servidor atual;
  • Contrate um plano de hospedagem de preferência com a opção de migração gratuita;
  • Abra um chamado solicitando a restauração do backup na nova conta de hospedagem;
  • Aguarde a confirmação de configuração da equipe de suporte;
  • Em seguida altere os DNS’s no provedor de domínio;
  • Por último teste o site no novo servidor e cancele o plano na hospedagem antiga.

Hospedagem no Brasil ou Internacional?

Empresas que possuem servidores no Brasil são mais recomendas para lojas virtuais e sistemas que realizam muitas consultas simultâneas ao banco de dados.

No entanto, sites institucionais podem utilizar servidores internacionais tranquilamente.

Devo escolher um plano Linux ou Windows?

A escolha do sistema operacional Windows ou Linux depende da linguagem de programação usada na criação do site.

Projetos desenvolvidos com a linguagem PHP devem usar um plano Linux, já o Windows deve ser utilizado em sites feitos na linguagem ASP.

O CMS WordPress é desenvolvido em PHP dessa forma a aplicação possui uma melhor performance em servidores Linux.

Por ser uma linguagem fácil, e contar com uma grande comunidade de colaboradores o PHP é mais utilizado e difundido para criação de websites dinâmicos.

Backup online qual escolher?

Backup é um assunto muito importante pois elimina riscos de perda total do conteúdo de um site, priorize um serviço em nuvem.

Automatize todas as tarefas e utilize o período semanal ou diário para que as novas atualizações sejam salvas.

Normalmente todos os serviços de hospedagem disponibilizam backup local porém em caso de pane no servidor a cópia de segurança será perdida.

Utilize a redundância com regra principal e escolha um serviço que facilite a restauração do conteúdo.

Qual a principal diferença entre hospedagem paga e gratuita?

A hospedagem grátis possui grandes limitações técnicas que impedem o uso para fins profissionais.

Normalmente é utilizada apenas em testes ou aprendizado, a intenção dos players desse nicho é garantir uma amostra para posteriormente emplacar uma versão paga do serviço.

O serviço pago possui todo suporte e garantias necessárias para manter o site no ar sem interrupções e dores de cabeça.

WordPress.com e o Wix enquadram-se nessa categoria de sites grátis? Não! Ambas são plataformas distintas de servidores compartilhados comuns, mas que também possuem suas limitações nos planos gratuitos.

Como manter o servidor de hospedagem seguro?

Manter um site seguro demanda alguns cuidados importantes:

  • Registre o domínio e compre o plano de hospedagem nacional por conta própria;
  • Nunca informe os dados de acesso da conta principal para webmasters;
  • Atualize linguagens e plugins do CMS (WordPress, Joomla, Drupal);
  • Evite comprar hospedagem + desenvolvimento com o mesmo profissional;
  • Faça backups semanais do conteúdo de preferência com serviço em nuvem;
  • Nunca responda e-mails solicitando usuário e senha do painel de hospedagem;
  • Crie senhas fortes com letras, números e caracteres especiais.

Quando preciso de um Servidor dedicado, Cloud ou VPS?

Quando o número de visitas ao seu site ou blog aumentar substancialmente ou o consumo de recursos da sua conta no servidor tornar-se um problema.

O host sempre enviará um alerta para o seu e-mail informando o ocorrido.

Em seguida a opção de migração do site para um plano mais forte (VPS, Cloud ou Dedicado) que suporte a demanda atual será sugerida.

No geral uma hospedagem compartilhada pode suportar de 300 a 500 acessos simultâneos.

Algumas até superam esse número mas é sempre bom ficar atento para não ter o serviço comprometido com lentidões ou páginas indisponíveis.

Hospedagem de sites nacional quais as principais vantagens?

Baixa latência: quanto menor a latência mais rápido o site, portanto escolhendo um provedor com data center nacional os usuários brasileiros terão um acesso otimizado.

Em algumas empresas como a Hostgator e a Hostinger o pagamento é em Real o suporte é em português porém os servidores estão localizados em outro país, mais comumente nos Estados Unidos.

A latência proveniente dos Estados Unidos não costuma ser muito grande gira em torno de 110 a 180ms sendo que a recomendação para uma boa colocação no Google é de até 200ms.

Pagamento em Real: o pagamento em moeda nacional tem sido uma benção nos últimos anos, com o dólar nas alturas fica muito complicado para um pequeno empreendedor suportar as grandes variações do mercado.

Suporte em português: aqui temos uma excelente facilidade principalmente para aqueles que não sabem inglês ou possuem alguma dificuldade na conversação, falar de problemas técnicos em outra língua pode ser difícil, ainda mais quando um site crucial está indisponível.

Hospedagem PHP como escolher?

O servidor de hospedagem PHP deve ser escolhido com base na memória limite disponível no plano compartilhado.

Atualmente os provedores utilizam como padrão 256 MB de memória limite o que já é uma boa configuração para a maioria dos projetos.

Caso precise de mais procure uma hospedagem de sites que ofereça 512 MB de memória.

A informação sobre a quantidade de memória pode ser obtida facilmente no chat do suporte técnico.

Outra questão importante é a versão do PHP ativa no servidor de hospedagem, sempre verifique no site oficial do PHP a versão atual e escolha um provedor que tenha a versão mais próxima da informada no site oficial.

A maneira de atualizar o PHP também deve ser observada, painéis de controle Cpanel são mais intuitivos no momento de realizar alterações ou upgrades no arquivo .INI.

E-mail corporativo quais as vantagens?

O e-mail profissional traz a vantagem de expressar uma maior credibilidade perante os clientes além de ter diversas funcionalidades que o e-mail pessoal não tem.

Quando você contrata um e-mail corporativo o seu domínio fica em evidência, suas mensagens serão enviadas e recebidas com a marca da empresa.

Seguem algumas funcionalidades do e-mail corporativo: agenda, AntiSpam profissional, calendário, videoconferência e muito mais.

Grandes empresas do setor fazem o backup diário de todo conteúdo da conta incluindo mensagens e calendário.

Problemas de indisponibilidade são raríssimos e mesmo quando ocorrem é por um curto espaço de tempo.

Recomendo empresas como Google e Microsoft para usuários que dependem muito dessa ferramenta.

WordPress recomendação de hospedagem de site

O desenvolvedor do WordPress atualmente recomenda três empresas internacionais de hospedagem de sites.

Algumas das empresas citadas doam parte do valor pago pelo plano para apoiar o progresso do projeto.

Lembrando que todas as empresas do ranking melhor hospedagem nacional cumprem os requisitos mínimos para instalação do WordPress.

Abaixo cito as empresas recomendadas pelo site oficial (WordPress.org) e logo em seguida a devida tradução publicada originalmente na língua inglesa.

Bluehost

Alimentando mais de 2 milhões de sites, Bluehost oferece a plataforma WordPress definitiva. Ajustado para o WordPress, oferecemos painéis e ferramentas centrados no WordPress, juntamente com a instalação com um clique, um nome de domínio GRATUITO, e-mail, FTP e muito mais. Facilmente escalável e apoiado pelo lendário suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, por especialistas internos em WordPress.

DreamHost

DreamHost está comprometida com o WordPress e sua comunidade há mais de 10 anos. Nossas plataformas de hospedagem são otimizadas para WordPress e nossa equipe contribui ativamente para a comunidade WordPress. Na DreamHost, você assume o controle total de seu servidor ou permite que nossa equipe de especialistas cuide de tudo para você. DreamHost oferece escolha, desempenho e valor para novos usuários e especialistas.

SiteGround

O SiteGround tem ferramentas que tornam o gerenciamento de sites WordPress fácil: instalação com um clique, atualizações gerenciadas, WP-Cli, teste do WordPress e integração git. Temos uma equipe de suporte muito rápida com conhecimento avançado em WordPress disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Fornecemos tecnologias de velocidade mais recentes que tornam o carregamento do WordPress mais rápido: cache baseado em NGINX, drives SSD, PHP 7, CDN, HTTP / 2. Protegemos proativamente os sites WordPress de hacks.

Magento versus Woocommerce

Dois gigantes quando a questão é e-commerce porém existem diferenças na estrutura de cada um.

Magento é totalmente preparado em módulos separados especialmente projetados para grandes lojas onde se possibilita um alto consumo de recursos do servidor.

Woocommerce é um plugin utilizado por cima do WordPress, é recomendando para demanda baixa ou mediana.

A aplicação serve para a maioria das pequenas lojas brasileiras, no entanto evite utilizar em grandes projetos.

Já o Magento agora mantido pela Adobe foi desenvolvido desde a raiz para ser um sistema de loja virtual robusto e confiável.

Existe uma certa complexidade na configuração de novos módulos que por muitas vezes afastam os pequenos comerciantes.

Uma equipe especializada em Magento deve ser acionada em caso de algo mais personalizado e otimizado.

Loja virtual cuidados ao contratar plataforma

Verifique a portabilidade dos dados

Nem toda plataforma permite que os dados sejam migrados para outro sistema, deixando você preso e dependente.

Antes de selecionar a sua base de e-commerce verifique a possibilidade de transferência do banco de dados.

Tipo de infraestrutura utilizada

Infraestrutura Cloud, dedicada ou compartilhada isso faz muita diferença, inicialmente pequenos negócios não devem preocupar-se com isso mas conforme o tempo passa a questão torna-se indispensável.

Simplificando: Cloud para alto tráfego e consumo, dedicado mesma demanda do Cloud porém sem virtualização, e compartilhada para baixo consumo e tráfego.

Opiniões de outros clientes

Sempre pesquise por outras pessoas que utilizam o serviço, fóruns e sites especializados estão cheios de opiniões sobre um leque enorme de produtos e serviços baseados em e-commerce.

Modalidades de pagamento

Lojas virtuais precisam de meios de pagamentos seguros, Paypal, Pagseguro e diversos outros gateways são muito importantes para quem deseja vender com a segurança de que vai receber no final do mês.

Segurança da informação

Veja se a empresa está usando a lei de proteção de dados (LGPD) como referência no tratamento das informações da plataforma de loja virtual, qualquer vazamento de dados pode colocar todos os clientes cadastrados em risco.

Melhor hospedagem de site nacional para cada tipo projeto

Loja virtual

Existem duas vertentes de sistemas para loja virtual, a primeira é a instalada e gerenciada pelo próprio usuário com as aplicações: Magento, Prestashop, Open cart e etc.

(Todas empresas do ranking disponibilizam esta opção).

A segunda é a plataforma de loja virtual pronta onde o cliente apenas cadastra os produtos, escolhe as formas de pagamento e inicia as vendas rapidamente.

Algumas alternativas nesse segmento são: Loja VirtUOL, Tray Commerce ou Loja Integrada.

WordPress

Como o WordPress realiza muitas consultas ao banco de dados uma hospedagem com disco SSD deve ser priorizada.

Existem planos pré-instalados (WordPress instalado e pronto para usar) e pós-instalados (você faz a instalação e gerencia Plugins e atualizações).

Magento

Para o Magento é recomendado um plano de hospedagem robusto: VPS ou Cloud, os módulos e o banco de dados consomem muitos recursos do servidor.

Problemas com o Magento em hospedagem compartilhada são recorrentes pois conforme o armazenamento de dados cresce o sistema tende a apresentar lentidões.

Se pretende ter um e-commerce utilizando essa plataforma invista em um bom serviço de hospedagem e mantenha um ótimo monitoramento do ambiente para evitar transtornos.

Blogs

A aplicação mais utilizada para manter blogs é o WordPress.

Todas as empresas listadas nesse ranking possuem ferramentas automatizadas para a instalação desse sistema.

Revenda

Grande parte das empresas listadas no ranking possuem planos para revenda de hospedagem de sites.

Contudo, as características de cada plano devem ser consultadas no próprio site do provedor.

Montar uma revenda de hospedagem é coisa séria, conhecimento técnico é essencial, preparo é algo fundamental.

Joomla

Assim como todo gerenciador de conteúdo desenvolvido em PHP o Joomla também tem uma melhor performance em servidores linux.

Todas as empresas citadas no ranking suportam a aplicação.

Disco SSD

HostGator (turbo), Uol Host, Kinghost, Hostinger e Weblink são os provedores que informam a utilização de discos sólidos SSD em seus servidores.

Com esse disco é possível ter uma performance até 20x mais rápida que um disco rígido comum (HDD com partes móveis).

Detalhes importantes no melhor provedor de hospedagem

Tempo de mercado

Tempo de atividade é algo importante em hospedagem de sites, uma maior experiência gera bases de conhecimento sólidas, um corpo técnico treinado e alinhado com as políticas internas da corporação.

Servidores atualizados

A última versão do painel de controle, linguagens e sistemas operacionais atualizados ajudam no desempenho e na segurança de um site, compare as alternativas em caso de dúvidas questione o suporte.

Garantia de satisfação

Money back garante o dinheiro de volta em caso de insatisfação, pela lei do consumidor o cliente tem até 7 dias para solicitar o reembolso, mas algumas empresas oferecem até 45 dias com garantia.

Dicas rápidas para escolher a melhor hospedagem de site nacional

1. Contate o atendimento da empresa de hospedagem

Entre em contato com suporte técnico via chat para saber o nível de comprometimento da empresa.

Faça questões simples como linguagens suportadas pelo servidor, localização do data center e facilidades para instalação de aplicações como WordPress, Magento etc.

2. Confira a reputação da empresa no site Reclame aqui

Pesquise a reputação da empresa no site reclame aqui, verifique se ela respeita os usuários e responde rapidamente as solicitações enviadas pela plataforma de atendimento.

Dê preferência para empresas com a reputação igual ou superior ao status BOM, assim encontrar a melhor hospedagem nacional será mais fácil.

3. Leia o termo de uso para checar as limitações do plano

Leia o termo de uso antes de contratar um plano de hospedagem, todas as empresas possuem restrições para abusos na utilização de recursos do servidor.

Um dos maiores causadores de reclamações posteriores a assinatura é justamente este tema, não seja mais um desinformado com o site fora do ar reclamando sem razão nas redes sociais.

Considerações finais

Como pôde ser visto, encontrar a melhor hospedagem nacional demanda tempo de pesquisa e um pouquinho de conhecimento técnico.

Qualquer usuário leigo que deseje saber um pouco mais sobre o tema obterá informações úteis utilizando este blog.

Espero ter colaborado para uma escolha consciente desse serviço tão importante que é a hospedagem de sites.

Qualquer dúvida estarei a disposição, fiquem a vontade para perguntar.

252 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *