Hospedagem confiável: identificando

hospedagem-confiável-identificando-topo

Como identificar uma hospedagem de sites confiável?

Percebo que a maioria das pessoas acabam escolhendo o seu plano de hospedagem apenas se baseando nos recursos de hardware, ou pior ainda, apenas no preço.

Um vínculo de confiança e a qualidade do serviço prestado são essenciais para que um site possa se manter a maior parte do tempo estável e com um atendimento técnico sem rodeios e rápido no gatilho.

Mas afinal de contas, como deve se comportar o usuário ao fazer essa análise tão tênue e empírica?

Pois é exatamente sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Tempo de experiência na área de hospedagem de sites

Empresas com mais de 5 anos de experiência possuem uma boa base de conhecimento.

Sendo assim, já podem garantir o mínimo necessário para atendimentos de urgência sem que o cliente pene por dias no aguardo de uma solução definitiva para o seu site.

Muitos usuários caem na cilada do quanto mais barato melhor e acabam ganhando como recompensa uma bela de uma dor de cabeça, e sendo muito otimista a restauração do conteúdo em outra empresa de hospedagem de sites.

A hipótese que também percam todo o conteúdo do seu site não está descartada

Os grandes players do mercado são sempre uma ótima opção para quem está iniciando e não sabe muito bem com que está se metendo.

Além do mais, caso ocorra algo errado você terá onde reclamar, pois contará com a garantia que a empresa é constituída de forma sólida.

Observe os canais de atendimento e a disponibilidade dos mesmos

O amadorismo está em todas as partes e não é difícil de encontrar pseudo empresas de hospedagem de sites com números de celular como canal de atendimento principal.

Muitas vezes nem isso possuem, disponibilizam apenas um formulário em HTML para contato em caso de problema técnico.

Convenhamos que com o mínimo de bom senso você mataria essa charada de cara, porém nem sempre é isso que acontece.

O ideal é que a empresa que você for contratar possua um canal de atendimento 24 horas.

Seja ele atendimento via chat ou telefônico (FIXO) mas ele deve ser em tempo integral.

Problemas técnicos não têm horário para acontecer, e ficar descoberto dessa garantia por uma hora que seja é um risco muito grande.

A empresa possui data center próprio, colocation, ou se trata apenas de uma revenda?

Essa constatação demanda um pouco mais de conhecimento técnico para se fazer, e nem sempre é do conhecimento do usuário comum que está a procura de um servidor de hospedagem para seu site ou blog.

Pequenas empresas de hospedagem de sites acabam iniciado sua prestação de serviços ao cliente como revenda.

Ou seja, terceirizando os servidores com outra empresa de hospedagem que muita das vezes pode ser do exterior, como por exemplo dos USA.

Revenda de hospedagem ponto negativo

A parte ruim desse processo é que os problemas técnicos ocorridos no site do cliente primeiro passam por esse “terceirizado” e depois pela fonte que é a empresa que está armazenando de fato os arquivos do seu site, vamos à um exemplo prático:

Vamos supor que o seu site esteja fora do ar e você imediatamente acione a empresa que te vendeu o plano de hospedagem.

Se ela for uma terceirizada, ela terá que receber o seu chamado, triar de acordo com a prioridade e posteriormente abrir um novo chamado na empresa que está armazenando os seu arquivos.

Quando o chamado chegar na empresa que armazena os seus arquivos eles farão o mesmo processo de triagem para só depois dar uma posição para a empresa que abriu o chamado, complicado não é verdade?

Pois bem, se você pretende por no ar um projeto que precise de um tempo rápido de resposta em qualquer problema técnico essa não é uma boa opção.

Em uma loja virtual a demora no atendimento pode levar à perdas financeiras incalculáveis, então é recomendado que opte por empresas sólidas e com data center próprio.

“Ai vocês me perguntam como eu posso saber se o data center é próprio ou alugado?” – com apenas alguns comandos no CMD do Windows esse mistério pode ser resolvido.

Localizando servidor de hospedagem

Abra o CMD do Windows, para abrir no Windows 8 aperte a tecla da janelinha do Windows e posteriormente digite cmd e aperte enter.

Abrirá uma tela preta, nessa tela você deve digitar o comando nslookup apertar tecla “espaço” e digitar o endereço do site da empresa que está te vendendo o serviço de hospedagem.

Você deve receber uma resposta com o nome do domínio que está pesquisando mais um campo chamado address que é o IP do servidor.

Por último acesse o site: https://whatismyipaddress.com/ip-lookup digite o address no campo de pesquisa mande pesquisar.

Veja se o resultado no campo Hostname bate com o nome da empresa que está oferecendo os serviços de hospedagem de sites.

Caso esteja de acordo fique tranquilo que essa empresa possui servidores próprios e poderá resolver suas demandas técnicas com maior agilidade.

Servidor DNS

Você também pode fazer o mesmo procedimento com os endereços dos servidores que são passados via e-mail após a contratação do serviço de hospedagem de sites.

Caso o resultado dê negativo você pode optar por continuar com os serviços da empresa ou trocar para um servidor que se adeque melhor a realidade de atendimento que precisa para o seu negócio.

Conclusão

Bom pessoal por hoje é isso, espero ter elucidado mais esta recorrente dúvida dos usuários ou buscadores do serviços de hospedagem de sites.

Se ficou alguma dúvida não hesitem em perguntar, façam seus questionamentos logo abaixo no campo comentários.

2 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *