Hospedagem compartilhada: quando não utilizar?

hospedagem-compartilhada-quando-nao-utilizar-topo

Saiba quando não utilizar uma hospedagem compartilhada

Vejo diariamente uma enxurrada de reclamações contra as empresas de hospedagem compartilhada que logicamente grande parte tem seu mérito.

Se formos passar um pente fino em cada um desses relatos de problemas técnicos notaremos que uma boa parte se trata de falta de filtro do usuário para selecionar o plano de hospedagem correto.

Nesse artigo pretendo levantar algumas situações que devem ser evitadas para que você não caia na mesma vala comum de insatisfação e frustração.

1 – Se o seu site cresceu a sua hospedagem compartilhada também precisa crescer 

Usuários das plataformas CMS WordPress, Joomla, Drupal e lojas virtuais Magento muitas vezes esquecem, ou não têm o conhecimento necessário.

Conforme a base de dados do sistema e o número de usuários simultâneos aumentam é necessário um planejamento para migração do sistema para um servidor mais robusto, de preferência uma hospedagem VPS ou um servidor cloud.

A grosso modo, uma hospedagem compartilhada é como um condomínio onde diversos moradores compartilham do mesmo local apenas separados por andares e paredes.

Sendo assim, da mesma forma que um vizinho fanfarrão que curte música alta após a 22:00 incomoda, um site com alto consumo de recurso também incomoda e traz queda de performance e instabilidades no ambiente.

Todas empresas de hospedagem de sites possuem um termo de uso onde é definido o limite máximo de consumo de recursos.

Então, mesmo que contrate um plano ilimitado fique de olho nessa questão para que não tenha a surpresa desagradável de ver o seu site bloqueado por abuso.

2 – Aplicações que exigem acesso root e ambiente administrável não são suportadas

Aplicações especificas como JAVA devem ser hospedadas em planos de hospedagem com um maior nível de flexibilidade como os planos VPS e Cloud pois exigem um alto grau de atenção devido o elevado consumo de recursos.

Uma hospedagem compartilhada permite o monitoramento apenas ao corpo técnico da empresa, onde por meios de softwares como Nagios conseguem visualizar a totalidade das máquinas disponíveis e efetuar o diagnóstico das indisponibilidades imediatamente.

Então se você precisa  monitorar e ter acesso privilegiado ao servidor, hospedagem compartilhada não é pra você.

3 – Total liberdade de funções no PHP

Por questões de segurança algumas funções do PHP são bloqueadas em servidores compartilhados, dessa forma se você precisa de facilidades com relação a isso não escolha uma plano de hospedagem compartilhada.

O ideal nesse caso é que consulte suporte técnico da empresa para verificar a disponibilidade da função que irá utilizar, assim você evita uma migração de projeto inesperada.

Posso dizer que funções PHP bloqueadas são grandes causadoras de conflitos entre usuários e empresas de hospedagem de sites, o que leva ao aumento diário de reclamações em sites especializados.

Conclusão

A maioria dos problemas entre usuários e provedores de hospedagem de sites poderiam ser evitados pela simples leitura do termo de uso por parte do usuário.

Um simples bate papo com o suporte técnico para tirar aquela dúvida que paira na sua cabeça também pode ajudar bastante.

Comunicação é tudo, evite transtornos, pergunte, informe-se, e leia detalhadamente tudo o que está comprando.

Espero ter ajudado. Forte Abraço.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *