Hospedagem: 5 perguntas que você deve fazer

hospedagem-sites-5-perguntas-topo

5 perguntas que você deve fazer antes de fechar negócio

Muitos usuários, apenas procuram por rankings das melhores hospedagens, porém se esquecem de filtrar a hospedagem adequada.

Com este post pretendo abrir os olhos de todos, mostrando as cinco perguntas que devem ser realizadas antes de comprar um plano de hospedagem de sites.

1. Verifique a solidez da empresa, pergunte o tempo de atuação

Quanto maior o tempo de atividade de uma empresa de hospedagem de sites mais rastros ela deixará na rede, sendo bons ou ruins eles estarão lá.

Comece pesquisando o CNPJ no site da receita federal para confirmar se a informação recebida por parte do host é verídica.

Procure por processos recentes, a internet possui uma vasta fonte de informações de acesso rápido e fácil.

2. Saiba se a hospedagem que irá contratar está no Brasil ou exterior

Servidores alocados no Brasil possuem um tempo de resposta menor, pois quanto mais próximos seus clientes ou visitantes estiverem do data center menor será o tempo de acesso a informação disponibilizada.

Esse tipo de informação é importante para quem pretende utilizar consultas simultâneas ao banco de dados, ou utilizar alguma aplicação sensível a atrasos.

Servidores alocados no exterior podem ser utilizados normalmente por sites institucionais que demandem um tempo normal de resposta de até 200 ms.

3. A hospedagem possui ou não construtor de sites ou loja virtual pronta

Usuários iniciantes muitas vezes apenas verificam as especificações superficiais dos planos, e no momento de criar o site ou ativar a loja virtual pronta percebe que o provedor de hospedagem não disponibiliza tais ferramentas.

O usuário fica perdido sem saber o que fazer com o sistema de e-commerce Magento por exemplo, que normalmente vem como pacote padrão para instalação dentro do painel de controle.

Se você não tem conhecimento técnico e quer criar seu próprio site, ou deseja apenas cadastrar seus produtos e começar a vender, estas duas ferramentas precisam estar presentes no seu plano de hospedagem de sites.

Não se iluda apenas com as características do planos como os “ilimitados, sem serviços acessíveis de criação e configuração este tipo de setup não servirá para nada.

4. Quantos acessos simultâneos meu plano permite?

Quer ver uma chuva de lágrimas com relação a isto? 

Basta acessar o site reclame aqui para constatar o enorme número de usuários que contrataram seus planos sem ler o termo de uso.

A maioria não entende que deve migrar para uma plataforma mais robusta assim que o consumo de recursos do servidor compartilhado aumenta.

Se você tem um blog muito visitado, ou tem alguma mídia hospedada que demanda um grande número de acessos, é batata.

Mais cedo ou mais tarde você será alertado para atualizar seu plano para algo mais forte, como um serviço VPS ou Cloud.

Servidores compartilhados servem apenas para sites institucionais e blogs com um nível razoável de acessos, leia isso como 500 acessos simultâneos em média.

5. Terei backup automático ou ainda vou ter dor de cabeça com scripts?

Pergunte se a empresa possui um sistema de backup automático, não tem nada pior do que ficar quebrando a cabeça com scripts para automatizar esta função.

Um sistema de backup automático é uma mão na roda, scripts CRON por exemplo possuem um certa complexidade de entendimento para usuários iniciantes.

Ficar copiando arquivos manualmente não é a melhor opção, dê muita atenção para isto, pois pode determinar a recuperação rápida do seu site em caso de algum problema técnico.

2 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *