Banco de dados: como acessar remotamente?

banco-de-dados-como-acessar-remotamente

Saiba como acessar banco de dados local remotamente

Respondi essa pergunta no fórum imasters, um usuário queria acessar um banco de dados local remotamente, explico neste post como proceder.

Internet com IP fixo ou Dinâmico?

Com essa pegunta é possível saber como proceder inicialmente, para Ip fixo basta liberar a porta de conexão do banco de dados no roteador e utilizar IP:porta para efetuar a conexão remota.

Para IP dinâmico é necessário utilizar um serviço de DDNS que fará a ponte entre a rede local e a web por meio de um software, assim o IP local é transformado em um endereço Web que poderá ser acessado remotamente.

Em ambos os casos a liberação da porta no roteador é imprescindível, sem isso a conexão externa será barrada pelo firewall, uma busca rápida no Google dirá qual a porta utilizada pelo seu BD.

Prós

  • Facilidade de implantação
  • Custo zero

Contras

  • Performance reduzida
  • Vigilância constante

Cuidados com a segurança do banco de dados

Mantenha o banco de dados sempre atualizado para evitar que falhas de segurança sejam exploradas, um sistema de detecção de intrusão também é bem vindo, essa é a parte ruim de manter um serviço aberto “dentro de casa”.

Recomendações

O BD local “doméstico” é recomendado apenas para testes ou aprendizado, projetos profissionais demandam uma infraestrutura mais avançada para uma performance otimizada do banco de dados.

Conclusão

Tanto com IP fixo ou dinâmico é possível acessar remotamente qualquer BD, com os cuidados necessários pode-se aprender bastante, além de testar projetos antes de coloca-los em produção.

Atualmente é possível encontrar provedores gratuitos com MySQL que permitem o acesso remoto com muito mais simplicidade e nenhuma configuração local.

Esteja ciente que uma porta aberta é sempre uma porta suscetível à investidas externas.

Seja qual for a sua escolha esteja ciente dos riscos e das facilidades de manter um BD local.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *