Cloudflare caiu e agora?

rede cloudflare

Pessoal, ontem passei um grande apuro com a instabilidade do Cloudflare, o provedor de hospedagem me sugeriu desativa-lo, mas como eu tenho SSL ativo na plataforma iria ter sérios problemas.

No post de hoje mostro como desabilitar as entradas da zona de DNS para que o tráfego flua direto para o provedor principal sem impactar na criptografia.

Saiba o que fazer em caso de queda do Cloudflare

Quando o Cloudflare é completamente pausado ele desabilita as regras configuradas na plataforma, nesse caso uma das regras era o SSL do meu domínio, sem ela meu site seria redirecionado para http dando diversos erros de carregamento.

Desativando Cloudflare

Para contornar esta situação fui direto na zona de DNS do Cloudflare e apenas desativei a função em entradas especificas, entrada A onde consta o nome do domínio como value e na entrada A > WWW.

Clique na nuvem laranja, aguarde ficar cinza e pronto, a intermediação do CDN será desativada apenas mantendo as demais configurações em funcionamento.

Segurança inativa

Claro que fiquei desprotegido, nesse espaço de tempo poderia ter sofrido um ataque DDOS mas a probabilidade disso ocorrer era pequena, levando em consideração que o site não estava abrindo, não existia muito a se perder naquele momento.

Cloudflare não é infalível

Com esse relato fica o registro que nenhum sistema é infalível e mesmo um CDN global como o Cloudflare pode ficar indisponível, o que importa mesmo é ter um plano B para sempre se manter na ativa.

Conclusão

Tirando esse incidente nunca havia tido problemas com o Cloudflare, sendo que o recomendo sem ressalvas.

Apenas fique de olho no status do sistema, assim que detectar alguma lentidão corra pra ver e atenuar a situação.

Ontem a cada ping correto outros 5 pacotes eram perdidos tornando o site exatamente lento impossibilitando o acesso ao painel de gerenciamento do CMS.

Somente após a confirmação do provedor de hospedagem pude tomar as devidas ações para restabelecer as funções do serviço.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *