WordPress: 5 dicas de segurança

wordpress-5-dicas-segurança-topo

5 dicas para manter o conteúdo do seu WordPress em segurança

As maiores causas de problemas com invasão de hospedagem de sites são; negligência do usuário, ou imperícia no momento de administrar o conteúdo hospedado, nesse post estarei listando 5 dicas para minimizar a possibilidade de invasão do seu site ou blog WordPress.

1- Backup full mensal e semanal do conteúdo do WordPress

Você deve fazer no mínimo um backup full (copia de todos os arquivos da hospedagem) mensalmente, se utiliza o cPanel basta acessar o menu assistente de backup e seguir os passos para realizar o procedimento.

Também deve se atentar a realizar o backup semanal da pasta do WordPress ou realizar uma cópia de segurança a cada novo conteúdo postado.

2- Mantenha o WordPress Atualizado sempre!

Nas novas versões do WordPress as atualizações já estão sendo feitas automaticamente, caso não tenha a função ativa, gerencie muito bem a instalação das novas atualizações.

São elas que corrigem brechas de segurança que foram detectadas na versão anterior da aplicação, um WordPress atualizado aumenta e muito a segurança do seu site ou blog.

3 – As senhas de FTP devem ser fortes

Proteja a sua conta no servidor de hospedagem de forma adequada, senhas devem ter no mínimo 8 caracteres com letras, números e caracteres especiais.

Esta falha é uma das mais utilizadas pelos invasores para destruir o conteúdo de um site WordPress.

Existem geradores de senhas online, como também softwares que fazem a gestão de senhas, nunca facilite com dados sensíveis.

4 – Mantenha o seu PC seguro com antivírus atualizado 

Todos devem conhecer aquela velha frase; a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e não é diferente com hospedagem de sites.

Para um invasor é mais fácil realizar uma ação pelo lado do usuário, do que pelo lado da empresa de hospedagem.

A empresa possui mecanismos de segurança que fazem o monitoramento do ambiente, qualquer coisa que fuja dos padrões será detectada rapidamente.

Já pelo lado do usuário isso raramente acontece.

Mantenha o seu sistema operacional atualizado bem como o programa antivírus, evite o acesso a sites suspeitos, e qualquer anormalidade com o computador consulte um técnico.

Se perceber algo estranho no seu desktop não faça acesso a sites de bancos ou compras com o cartão de credito, muito menos ao seu servidor de hospedagem.

5 – Plugins também deve ser atualizados

Plugins do WordPress também podem apresentar falhas de segurança fragilizando todo o ambiente de hospedagem.

Mantenha os Plugins atualizados sempre lembrando de realizar o backup da pasta principal antes de fazer qualquer alteração significativa no WordPress.

Utilizando essas dicas você aumentará muito o nível de segurança do seu site ou blog WordPress.

Lembre-se nada acontece por acaso, a invasão sempre ocorrerá por uma falha que não foi corrigida ou por imperícia do usuário, fique atento.

2 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *