Hospedagem: 5 coisas que não te contam

hospedagem 5 coisas que não contam topo

Bom pessoal, hoje pretendo ser bem direto e mandar ver numa listinha de 5 coisas que uma hospedagem de sites não te conta.

Muitos dos itens aqui informados possuem sim um lado positivo que também falarei um pouco sobre cada um deles.

5 coisas que uma hospedagem de sites não te conta

Gostaria também de deixar bem claro que o “não te conta” significa que não é explicito no ato da compra, e não que as informações estejam ausentes no contrato de prestação de serviço.

Eu também já penei para encontrar informações precisas quando fui elaborar o ranking com as empresas de hospedagem mais recomendadas do Brasil.

1 – Você está dividindo o servidor com centenas de outras pessoas

Em hospedagem compartilhada, aquela baratinha sabe?

Então, nela são alocados muitos outros usuários, que tornam o servidor um verdadeiro show de processos ativos, que competem entre si.

Cabendo ao provedor apenas o gerenciamento e bloqueio de instâncias que se mostrarem abusivas.

Mas isto tem um lado bom, pra um blogueiro iniciante, ou uma instituição que deseja criar um site simples que não tenha milhares de acesso simultâneos, com certeza vai usufruir de um ótimo preço.

2 – Renovações com o dobro do valor contratado inicialmente

Leiam todas entrelinhas ao contratar um plano de hospedagem, existem muitas promoções onde a renovação é bem salgada, chegando a dobrar o valor inicial.

Com certeza é compensador pagar um valor baixo por um plano anual, porém você deve ter a ciência que é apenas temporário para não tomar um susto quando olhar a fatura do seu cartão no ano seguinte.

3 – Sim! A empresa pode bloquear o seu site a qualquer momento

Abusos de recursos do servidor é o maior gerador de conflito entre hosts e usuários, basta dar uma olhadinha no reclame aqui que vocês vão entender o que estou falando.

Ler o termo de uso é essencial para se resguardar de possíveis problemas com bloqueios, como eu disse anteriormente, a hospedagem compartilhada precisa ser organizada para manter estável o serviço de todos os clientes.

Se você tem um site de alto tráfego, esqueça o server compartilhado e parta logo para um servidor CLOUD ou VPS.

4 – Você precisa saber se a hospedagem vai rodar ASP ou PHP

ASP não roda em servidores Linux, então se pretende fazer um site nesta linguagem somente uma hospedagem Windows te salvará.

Já o PHP roda nos dois sistemas operacionais, não é necessário ter nenhuma atenção especial.

Apenas como observação saiba que o PHP performa melhor em Linux, uma empresa especializada realizou testes e fez a constatação, mais informações podem ser vistas no link acima.

5 – O suporte técnico também pode ficar fora do ar em caso de pane geral

Em todos esses anos atuando em provedores de hospedagem já passei por isso umas duas vezes.

Quando existe uma bomba cabulosa como dizemos aqui em São Paulo, até o atendimento pode demorar diversos minutos para ficar disponível.

Isso acontece porque a famosa fila …vai estar tão grande que muitos clientes deixarão de ser atendidos.

Para contornar a situação mantenha sempre um backup atualizado, de preferência automatize esta tarefa e configure o sistema para gerar cópias de segurança em intervalos de 7 dias.

Conclusão

Nenhuma hospedagem de sites é infalível, todas possuem benefícios e também pontos fracos.

Falhas não marcam horário nem data para ocorrer, sempre esteja prevenido com um backup recente em mãos, e informado sobre todas as limitações do host lendo o termo de uso de cabo a rabo.

Espero ter ajudado, forte abraço.

3 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *